domingo, 11 de julio de 2010

Dios no es culpable de nuestro sufrimiento.

Sofrer faz parte da experiência humana. Todas as pessoas sofrem. Alguns sofrem mais, outros sofrem menos, mas todos sofrem. Na Bíblia temos diversos personagens que sofreram muito. Um dos que mais sofreu foi um homem chamado Jó.
Jó era um homem muito rico. Ele tinha muitos empregados. Hoje nós o chamaríamos de um homem envolvido no agronegócio. Ele era uma grande agricultor e, ao mesmo tempo, criava muitos animais como camelos, ovelhas e bois. Sua família era grande e unida. Além disso, Jó era um homem temente a Deus. Ele servia a Deus e dava testemunho de sua fé.
Pois certo dia, de uma hora para outra, Jó perdeu tudo que tinha. Seus empregados foram atacados e mortos, seu gado foi roubado, suas plantações destruídas. E, no mesmo dia, seus filhos morreram. De uma hora para outra, Jó estava pobre e sem família.
É difícil imaginar o que se passa na cabeça de uma pessoa que enfrenta uma experiência assim. O livro bíblico de Jó, que conta a história deste homem, diz que ele se curvou com o rosto sobre o chão e aí adorou a Deus dizendo: “Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome!” (Jó 1.21).
O que chama a atenção é que Jó não reclamou com Deus pelo que tinha lhe acontecido. Ele não culpou a Deus pelo seu sofrimento. A Bíblia diz que, por isso, Jó não pecou. Ele sofreu muito, mas não colocou a culpa em Deus.
Como reagimos ao sofrimento? Será que somos como Jó? Temos muito a aprender com o exemplo de Jó. Deus não é culpado pelo nosso sofrimento. Nossa confiança em Deus não precisa ficar abalada por causa do sofrimento que passamos.
Jesus Cristo, o Filho de Deus, também sofreu. Ele sofreu mais do que qualquer ser humano pode sofrer. Ele sofreu em nosso lugar. Quando enfrentarmos situações de sofrimento, olhemos para Cristo. Ele venceu o sofrimento e a morte. E, lembremos de Jó. Não coloquemos a culpa em Deus. Ao contrário, fiquemos firmes na fé em Deus. Ele não nos desamparará, por maior que seja a nossa dor.
Oremos: Bondoso Senhor Deus, na hora da dor, dá-nos confiança em ti. Ajuda-nos para que não nos esqueçamos da lição que aprendemos com Jó. Que saibamos ser pacientes em meio ao sofrimento. Em nome de Jesus.
Amém.